Sobre os Pragmáticos

Pragmaticos tira1 ass Story Book(1)

PRAGMÁTICOS

De acordo com uma definição do dicionário, pragmático é “o usual, o prático, o costumeiro, é aquilo que habitualmente se pratica. É um adjetivo que se refere àquilo que se realiza conforme a pragmática, que é o conjunto de regras, formalidades ou etiquetas da boa sociedade. Pragmático é uma palavra com origem no grego pragmatikus e no latim pragmaticu, que significa ser prático”.

O nosso projeto de quadrinhos faz referência as práticas do dia a dia que podem ser nas mais diversas esferas do cotidiano (as futilidades diárias, como uma ligação telefônica, uma partida de futebol, a ida ao trabalho ou escola etc), questões políticas e sociais (protestos, resoluções governamentais, direita versus esquerda versus centro) e quadrinhos que abordam a existência, o conflito e o papel da humanidade dentro de uma perspectiva artística poética-filosófica.

ALGUNS PERSONAGENS

A tira de abertura desta página pertence a série As aventuras do Dr. Conheça agora um pouco de seus personagens.

Estudo do personagem Dr.

Estudo do personagem Dr.

DR.

Acho que não preciso explicar o motivo da escolha deste nome, certo? O Dr. Doutor é um especialista nas ciências humanas focando nas áreas de história, sociologia, filosofia, teologia e literatura, sendo essas as principais. Esse personagem é o líder da série que leva o seu nome (“As aventuras do Dr.”). Sua personalidade é serena e por isso devemos considerá-lo um líder nato. No meio de situações desconfortantes, será o Dr. o homem com os nervos no lugar.

Estudo do personagem Dorian.

Estudo do personagem Dorian.

DORIAN

Ele é um aluno exemplar e por conta disso esbanja sempre um ar de superioridade. De todos os integrantes, Dorian é aquele que esbanja a menor humildade, pois vive se exibindo para os outros (sejam eles acadêmicos ou pessoas comuns) o seu vasto currículo. Dorian também se mostra um excelente galanteador, fisgando as mulheres facilmente, com exceção de Anna (que não cairá nas conversas de Dorian e ainda acabará com seu ar de superioridade). Dono de uma oratória inquestionável e uma retórica ainda mais persuasiva, Dorian acumula desavenças que vão gerar as situações cômicas da personagem. E este foi criado com intuito de debater as personalidades narcisistas e cheias de si. Dorian é a sátira do jovem acadêmico de 21 anos bancado pelos pais (ricos e poderosos) que se acha no direito de mandar e desmandar, em tudo e em todos. Talvez a única exceção seja o Dr., o seu “padrinho acadêmico”. Dorian veste-se com roupas chiques e caras, tudo fora do tradicional.

Personagem Anna da série "As aventuras do Dr."

Personagem Anna da série “As aventuras do Dr.”

ANNA

Ela possui uma beleza oculta. Não é do tipo tradicional, dessas mulheres com busto e cintura extravagantes, explícitos. Seu rosto é gracioso, mas é escondido pelos óculos fundo de garrafa. Seus cabelos soltos estão sempre desarrumados (mas nada exagerado). Sua inteligência é fora do comum e é por isso que ela, juntamente de Dorian, acompanham o inestimável Dr. em sua jornada para colocar em prática os saberes humanos. Anna, diferentemente de Dorian e Dr., está mais ligada a poesia e a música. Sua ciência é a arte e sua arte é sentimental. Dorian e Dr. compartilham do racionalismo e por isso raramente compreendem as situações, cabendo a Anna desvendar esse lado sentimental que perderam. Dorian considera Anna uma rival, mas também vive galanteando a moça, que nega, claro.

Esses são alguns personagens da série As aventuras do Dr. Em breve teremos mais personagens de séries como Índio Jones, Eduardo e Mônica, Sócrates, entre outros.

A medida que essa séries forem lançadas haverá novas atualizações nesta área do site.